Em Palmas, as matrículas para o ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino terão início na próxima segunda-feira (6). A primeira etapa, que contempla a transferência automática entre as unidades escolares da rede, seguirá até a sexta-feira (10).
O processo é realizado pelo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas), que atende Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas de Ensino Fundamental, em regime parcial e integral.
Matrículas em Palmas, prazos e mais
Depois do período de transferências automáticas, os pais ou responsáveis pelos alunos podem solicitar a transferência entre as redes municipais de ensino, a partir do dia 13 de janeiro até o dia 17 do mesmo mês.
Esse período oferece aos estudantes a oportunidade de se realocar, por interesse próprio, para outras escolas municipais, conforme a disponibilidade.
Para aqueles que realizaram a transferência pelo SIMPalmas, a matrícula deve ser confirmada entre os dias 20 e 24 de janeiro.
Alunos novatos
Os alunos novatos na rede municipal de ensino devem se inscrever entre os dias 20 e 24 de janeiro.
Aqueles que forem aprovados na primeira etapa deverão comparecer nas unidades educacionais e efetivar suas matrículas em até cinco dias úteis, entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Cadastro e acompanhamento pelo SIMPalmas
Através do SIMPalmas, os interessados em vagas nas 82 unidades educacionais municipais podem se cadastrar, acompanhar a disponibilidade de vagas e consultar sua posição na lista de espera.
Para a classificação, são considerados os critérios estabelecidos na Portaria Semed nº 0370, de 19 de outubro de 2023.
Documentos necessários
A efetivação das matrículas deve ser feita pelos pais ou responsáveis dos alunos com a apresentação dos seguintes documentos:
- Declaração de transferência ou histórico escolar (exceto para Educação Infantil e Pré-escolar).
- Foto 3×4 recente.
- Fotocópia da certidão de nascimento.
- Fotocópia do comprovante de endereço atualizado.
- Fotocópia do cartão de vacinação atualizado (para crianças de até 10 anos).
- Fotocópia do cartão SUS.
- CPF.
- Título de eleitor (para maiores de 18 anos).
- Carteira de reservista/CDI (para homens maiores de 18 anos).
Vale ressaltar que todos os critérios informados no momento do cadastro deverão ser comprovados no momento de efetivar a matrícula.
Além disso, a efetivação deve ser realizada no período de vigência da lista de classificação do SIMPalmas e dentro do horário de funcionamento da secretaria da unidade escolar.