Ícone do site Portal Norte

Pé-de-meia universitário: veja valor da bolsa do programa para estudantes

Pé-de-Meia para universitários MEC avalia

Pé-de-Meia - Foto: Gov.BR

O governo federal está prestes a lançar o programa Pé-de-meia Licenciatura, voltado para estudantes universitários matriculados em cursos de licenciatura. O anúncio oficial, previsto para acontecer ainda nesta semana, foi confirmado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13).

Esse programa faz parte de uma série de ações que compõem o projeto Mais Professores, uma iniciativa que busca incentivar a formação de professores e melhorar a qualidade da educação no Brasil.

A medida, que será detalhada ainda nesta semana, promete impactar positivamente os futuros docentes.

Como funciona o Pé-de-meia Licenciatura?

O Pé-de-meia Licenciatura será acessível aos alunos que se inscreverem no Sisu para vagas em cursos de licenciatura. As inscrições para o Sisu terão início nesta sexta-feira (17). Apenas os estudantes que realizaram a última edição do Enem (2024) poderão participar do programa.

De acordo com o ministro Camilo Santana, o Pé-de-meia Licenciatura terá as seguintes características:

Camilo Santana enfatizou que a bolsa foi criada para apoiar os alunos desde o início de sua jornada universitária.

“A ideia é que o aluno saiba que, desde o momento em que entra na universidade, terá o apoio do governo federal. Queremos atrair bons alunos para a licenciatura, assim como estamos tentando atrair médicos para regiões carentes”, explicou o ministro.

Quem pode se inscrever no Pé-de-meia universitário?

O Pé-de-meia já existe para estudantes de ensino médio em escolas públicas de baixa renda. Para ser elegível, o aluno deve:

Neste formato, o programa paga uma ajuda mensal de R$ 200, além de um depósito anual de R$ 1.000, que fica disponível após a conclusão do ano letivo.

Quando será possível se inscrever?

As inscrições para o Pé-de-meia Licenciatura começam no dia 17 de janeiro, juntamente com a abertura do Sisu. A data de início do pagamento da bolsa ainda não foi divulgada.

Sair da versão mobile