Termina nesta quarta-feira, 8, o prazo para tirar a primeira via do título de eleitor ou regularizar a situação eleitoral.
O prazo é o mesmo para alistamento dos jovens que completam 16 anos até o dia 6 de outubro, data do 1º turno, e desejam comparecer às urnas em 2024, mesmo tendo o voto facultativo.
Do mesmo modo, os eleitores que desejam solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais também devem fazer as solicitações até esta quarta-feira, 8.
Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano.
A Justiça Eleitoral ressalta que quem não tem os dados biométricos cadastrados também precisa comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para colher as impressões digitais.
Em Roraima, os cartórios eleitorais amanheceram lotados nesta quarta-feira, último dia para emitir ou regularizar título de eleitor.
Como fazer as solicitações do título de eleitor
A emissão do título de eleitor é gratuita e está disponível no Portal do TSE na internet e no Autoatendimento Eleitoral.
A solicitação do título de eleitor também pode ser realizada de forma presencial nos cartórios eleitorais dos Estados.
Para isso, basta consultar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado ou na unidade da Justiça Eleitoral da cidade onde mora se há a necessidade de agendamento para o atendimento presencial.
Data das eleições em 2024
As eleições municipais de 2024 ocorrerão em todo o país para a escolha de prefeito(a)s e vereadore(a)s.
O 1º turno do pleito está marcado para o dia 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.
Ou seja, em Roraima, a votação começa a partir das 7h e termina às 16h.