Amom Mandel é um dos candidatos à Prefeitura de Manaus pelo Cidadania. O deputado federal registrou a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na quarta-feira (14). Ele foi o último entre os postulantes a registrar a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As eleições de 2024 acontecem no dia 6 de outubro, data em que os brasileiros irão às urnas escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Para o cargo de chefe do executivo, Manaus tem sete concorrentes.

Além de Amom Mandel, a disputa eleitoral considera os seguintes nomes: David Almeida (Avante); Capitão Alberto Neto (PL); Roberto Cidade (UB); Wilker Barreto (Mobiliza); Marcelo Ramos (PT) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

Agora, conheça o candidato mais jovem na disputa pela Prefeitura de Manaus, que se tornou vereador em 2020 e deputado federal em 2022: Amom Mandel.

Quem é Amom Mandel?

Amom Mandel é um empresário do ramo de tecnologia e ativista social. Além disso, o jovem de 23 anos, cursou direito na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mesmo com pouca idade, o candidato à Prefeitura de Manaus já tem experiência na política. Em 2020, estreou como vereador e dois anos depois surpreendeu ao se tornar o “Deputado Federal mais votado do Brasil proporcionalmente”.

Na ocasião, Amom Mandel conquistou o voto de 288 mil amazonenses. Além disso, na campanha de 2022 ganhou popularidade com alguns “bordões”, como “usem cinto” e “bebam água”.

O jovem, abertamente, tem em vista capturar apoiadores por meio das redes sociais. Na corrida eleitoral pelo cargo de Deputado Federal, ele teve um baixo uso de tempo na televisão.

Agora, focado no cargo de chefe do executivo de Manaus, o candidato traz Nancy Segadilha como sua vice.

Ativismo por PcDs

Amom Mandel é o primeiro parlamentar a revelar publicamente seu diagnóstico de autismo. Em benefício das Pessoas com Deficiência (PcDs), ele usou de sua posição para propor projetos relacionados à condição.

Em seu primeiro mandato na Câmara, aos 23 anos, ele sugeriu a inclusão do diagnóstico de autismo na carteira de identidade para facilitar o acesso a serviços. O projeto foi compilado a uma proposta já existente, porém não avançou desde 2019.

Além disso, Mandel atua em um projeto para garantir recursos adicionais para escolas públicas com salas multifuncionais para o aprendizado de pessoas com autismo.

A escolha de sua vice na corrida eleitoral também reflete o seu ativismo pela causa PcD. Nancy Segadilha compartilha da mesma causa do candidato. Em 2020, lançou a campanha #InclusãoDeverDeTodos, projeto pessoal.

A candidata a vice-prefeita vive a causa na pele desde que sofreu um acidente em Manaus e começou a encarar de frente as dificuldades em ser PcD.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.