A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou que a Justiça Eleitoral está trabalhando para garantir que eleitores que vivem nos estados atingidos pela estiagem na Amazônia possam votar nas eleições municipais de 2024.
Com um mês para começar as votações, Cármen informou que os tribunais regionais eleitorais do Amazonas, Acre e Pará vão trabalhar para que os eleitores tenham capacidade material de poder ir votar e exercer a cidadania plenamente, segundo informações da Agência Brasil.
Presidente do TSE presta solidariedade aos povos da Amazônia
A ministra Cármen Lúcia prestou solidariedade aos povos da Amazônia, que enfrentam a seca, na abertura da sessão da manhã desta quinta.
“Nos solidarizamos com os povos da Amazônia. O Brasil preocupado, o mundo preocupado vê uma estiagem que compromete a vida das pessoas. Esperamos que nós, seres humanos, que tanto contribuímos para a situação de gravidade climática no país, sejamos capazes de equacionar e aportar propostas e adotar condutas que façam com que a gente saia dessa condição de destruição, a que nos levou a ação humana“, declarou a presidente do TSE, segundo a Agência Brasil.
Hoje, dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, considerado um feriado estadual no Amazonas e Acre.
Diversos movimentos sociais realizaram atos em diferentes estados em defesa da Amazônia e das populações que sofrem pela ação de grandes empreendimentos, desmatamento e eventos climáticos.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.