Nesta segunda-feira (16), os candidatos à Prefeitura de Rio Branco nas eleições de 2024 se encontraram no debate da TV Norte. Durante o evento, as propostas dos oponentes seguiram os seguintes temas: mobilidade urbana no 3º bloco e segurança pública no 4º bloco.
Os quatro candidatos em disputa são Emerson Jarude (Novo), Jenilson Leite (PSB), Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalom (PL).
Dinâmica do debate para prefeito de Rio Branco
O debate tem 6 blocos:
- Quatro blocos com temas sorteados (saúde pública, educação, segurança pública, mobilidade urbana, meio ambiente, habitação, economia local, cultura e lazer, esporte e tecnologia).
- Um bloco de tema livre.
- Um bloco para considerações finais.
A dinâmica será a mesma para todos os blocos:
- O tema e o candidato que inicia a pergunta serão sorteados.
- Cada candidato terá 30 segundos para perguntar, um minuto para responder, 45 segundos para réplica e 45 segundos para tréplica.
Confira os melhores momentos do 3º bloco
Emerson Jarude e Jenilson Leite
No terceiro bloco, Emerson Jarude (Novo) abriu a rodada de perguntas. Antes da pergunta, ele apontou que Rio Branco não realiza um processo de licitação de ônibus há pelo menos 20 anos.
Em seguida, perguntou a Jenilson Leite (PSB) se, caso seja eleito, ele abrirá um novo processo. O candidato do PSB respondeu que planeja abrir uma licitação, assim como pretende reformar as ruas da cidade.
“Iremos trabalhar para que possamos ter paradas de ônibus, onde o nosso usuário do transporte público possa de fato ter um ambiente adequado para esperar o ônibus”, diz Jenilson. Depois, criticou o atual prefeito Tião Bocalom (PL) por ter afirmado que abriria a “caixa-preta” do transporte público, o que não foi feito, de acordo com Jenilson.
Jenilson Leite e Tião Bocalom
A segunda rodada de perguntas contou com Jenilson Leite fazendo uma pergunta ao prefeito Tião Bocalom. Seguindo a mesma pauta da “caixa-preta” do transporte público, Jenilson questionou: “Candidato, o senhor prometeu abrir a caixa-preta do transporte público. O que aconteceu?”. Bocalom rebateu que o transporte não piorou.
“Não é verdade que [o transporte] tenha piorado. Quando eu peguei as portas caiam e os ônibus estavam parados. Eu abri a caixa-preta sim, porque nenhum prefeito conseguiu baixar o preço da passagem”, afirma Bocalom.
Marcus Alexandre e Emerson Jarude
Na terceira rodada, Marcus Alexandre perguntou a Emerson Jarude: “Você falou aqui em ‘conluio’, mas quando eu assumi as empresas já estavam operando o sistema. Eu queria que você explicasse esse sistema, porque a atual empresa Rico é que não foi licitada”. Emerson respondeu:
“Ninguém sabe das questões políticas e financiamento de campanha que essas empresas faziam na época do PT. Quem deve explicar é o senhor. Por que não abriu a licitação?”, pergunta Jarude.
Tião Bocalum e Marcos Alexandre
Tião Bocalum questionou Jenilson Leite sobre o aumento das passagens de ônibus. Marcos Alexandre respondeu:
“Acho que Jarude vai se filiar aos partidos que ele passou o debate todinho falando: PT e PCdoB, porque ele só fala nisto. Hoje são 80 ônibus que continuam espocando. Ele fechou os terminais, não renovou a frota e não colocou GPS”, diz Marcos Alexandre.
Confira os melhores momentos do 4º bloco
Jenilson Leite e Tião Bocalom
Jenilson Leite perguntou a Tião Bocalom o que ele faria para mudar a segurança pública da capital do Acre. Tião Bocalum respondeu que sua gestão implantou 200 câmeras. Caso seja eleito, ele pretende instalar mais 2 mil câmeras.
Por outro lado Jenilson contrariou as afirmação de Tião a respeito de melhorias na segurança da cidade. Na tréplica, Bocalom reafirmou que houve melhorias e que pretende fazer mais.
Tião Bocalum e Emerson Jarude
Assim como leite, Tião Bocalum questionou qual seria o projeto de Emerson Jarude para melhorar a segurança pública da cidade. Jarude afirmou que pretende criar uma guarda municipal.
“A gente sabe que é muito importante para a segurança dos espaços públicos. Nossa maior projeto vai ser a criação da guarda municipal em parceria com a Polícia Militar”, destaca.
Marcus Alexandre e Jenilson Leite
Marcus Alexandre questionou Jenilson Leite sobre qual é a proposta do candidato para melhorar o centro da cidade. Conforme Jenilson, além de trabalhar com segurança tecnológica e com a guarda municipal, ele pretende melhorar a infraestrutura das ruas.
Emerson Jarude e Marcus Alexandre
Emerson Jarude perguntou a Marcus Alexandre os motivos do candidato do MDB “ter mudado de opinião e querer implementar a guarda municipal”. Jarude afirmou afirmou que os “desafios se renovam” e que vai renovar o convênio com a Polícia Militar e implementar a guarda municipal.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.