Wilker Barreto (Mobiliza) participou do quadro “O Candidato”, nesta segunda-feira (16), pela TV Norte Amazonas.

Durante a entrevista, ele respondeu perguntas elaboradas por especialistas e aproveitou o momento para falar de seus compromissos e propostas para mudar Manaus.

A dinâmica permite que os eleitores conheçam melhor os candidatos que disputam a Prefeitura de Manaus. Ao todo, sete candidatos estão na disputa. Confira os nomes:

Como funciona o quadro “O Candidato”?

Cada participante tem 16 minutos de exposição, com o tempo sendo dividido em diferentes blocos:

  1. Perguntas de Especialistas: O candidato responde a questões elaboradas por analistas políticos, escolhidas previamente e apresentadas pelos âncoras do programa. Essa etapa visa avaliar a preparação e conhecimento do candidato sobre temas cruciais.
  2. Quiz: Uma pergunta aleatória é sorteada para o candidato, desafiando seu conhecimento sobre uma variedade de tópicos.
  3. Balaio Amazônico: Nesta parte, o candidato deve aplicar termos regionais típicos do Amazonas em situações específicas que envolvem Manaus ou seus adversários políticos.
  4. Considerações Finais: No minuto final, o candidato tem a oportunidade de falar diretamente com os eleitores.

Desempenho de Wilker Barreto

O candidato à Prefeitura de Manaus, Wilker Barreto, apresentou seu planode governo em tópicos como educação, saúde, mobilidade urbana e mudanças climáticas além de mostrar suas prioridades para os primeiros 100 dias de gestão caso ganhe.

Entre suas propostas está o realinhamento de todos os contratos com fornecedores para corte de gastos, pois de acordo com o candidato, “o atual prefeito não é gestor, é gastador”, se referindo a David Almeida.

Quanto a educação, Wilker apresentou o primeiro Fundo Municipal da Educação Infantil do país, projeto do qual destina 10% dos recursos municipais para a construção e manutenção da administração de creches e escolas.

Em relação a mobilidade urbana ele promete rever contratos com as empresas de onibus e certificar que elementos de seguranças tecnológicas como câmeras e rastreio dos ônibus estejam de boa qualidade.

Além disso, desenvolveria uma central de monitoramento eficaz entre as secretarias públicas, para que acidentes como o incêndio no poste na Av. Mario Ypiranga não afete a cidade novamente.

Ao falar de saúde, Barreto promete expandir o horário de funcionamento das UBS’s e policlínicas para fluir melhor as unidades hospitalares. “Meu desafio é botar pra funcionar o que tem”, afirma.

Por fim, o candidato levantou a questão do possível superfaturamento com o “Manaus Passo a Paço 2024”.

“Eu, como prefeito de manaus, não farei novamente o ‘Sou Manaus’. Trarei de volta o ‘Passo a Paço’ original, mais barato e incentivando a gastronomia e a cultura. Com o dinheiro gasto com o ‘Sou Manaus’, eu uso pra fortelecer a cultura o ano todo”, finaliza.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.