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Documentos para votar: o que levar no dia da eleição?

Documento deve ser apresentado aos mesários antes de votar - Foto: Ascom/TRE TO

Documento deve ser apresentado aos mesários antes de votar - Foto: Ascom/TRE TO

As Eleições Municipais de 2024 estão chegando, e mais de 153 milhões de brasileiras e brasileiros se preparam para exercer o direito ao voto nos dias 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno, se necessário).

Nesse momento, é essencial estar informado sobre o que levar no dia da eleição para garantir que você possa votar sem problemas.

Embora muitos pensem que é obrigatório apresentar o título de eleitor no momento da votação, o mais importante é que você tenha um documento oficial com foto que comprove sua identidade.

Confira a seguir os documentos aceitos, as recomendações para o dia da eleição e outras dicas importantes.

Quais documentos são aceitos no dia da eleição?

Para votar nas Eleições Municipais de 2024, é obrigatório que o eleitor apresente um documento oficial com foto. Segundo a Resolução TSE nº 23.736/2024, esses são os documentos aceitos:

É importante destacar que todos esses documentos são aceitos mesmo se estiverem com a validade vencida, desde que estejam legíveis e permitam a comprovação de identidade do eleitor.

O que não é aceito como documento de identificação?

Agora que você sabe o que levar no dia da eleição, é essencial também estar ciente dos documentos que não são aceitos para votar.

De acordo com a legislação eleitoral, não são válidos para comprovar a identidade:

Esses documentos não possuem foto e, por isso, não podem ser usados como identificação no momento do voto.

Dicas para estar preparado no dia da eleição

Saber o que levar no dia da eleição é fundamental, mas também é importante estar bem preparado para garantir que o processo de votação seja tranquilo e rápido. Aqui estão algumas dicas essenciais:

  1. Verifique seus documentos com antecedência: Certifique-se de que o documento que você levará para votar está em bom estado e legível. Isso evitará contratempos no momento da votação.
  2. Leve seu título de eleitor, se possível: Embora não seja obrigatório, levar o título de eleitor pode facilitar a localização da sua zona e seção eleitoral. Além disso, se você já tiver o aplicativo e-Título baixado e atualizado, ele pode ser usado como documento de identificação, caso contenha sua foto e você tenha feito o cadastro biométrico.
  3. Justificativa de ausência: Caso você não possa votar no dia da eleição, pode justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título, ou presencialmente em qualquer seção eleitoral.
  4. Comprovantes de votação anteriores: Não é obrigatório levar os comprovantes de votação de eleições passadas, mas eles podem ser úteis caso haja algum problema no momento da votação.
  5. Organize-se com antecedência: Verifique sua zona e seção eleitoral antes do dia da eleição para evitar atrasos. Essas informações podem ser consultadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo e-Título.

Checagem adicional no dia da eleição

Mesmo que você leve os documentos corretos, o presidente da mesa eleitoral pode solicitar uma checagem adicional em casos de dúvida quanto à sua identidade. Essa verificação pode incluir a conferência dos dados no caderno de votação, a assinatura do eleitor e o registro dos detalhes em ata.

Essa medida visa garantir a segurança e a transparência do processo eleitoral, assegurando que apenas eleitores devidamente identificados possam votar.

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