Com as eleições municipais de 2024 próximas, a Justiça Eleitoral já registrou 68 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular realizadas por candidatos a prefeitos e vereadores.
Segundo informações da Agência Brasil, a irregularidade mais relatada foi a fixação ilegal de cartazes e faixas (11,8 mil), além do uso do bem público para promoção de candidato (10,9 mil) e também propagandas irrgeulares no âmbito da internet (8,4 mil).
A maior parte das denúncias vieram do estado de São Paulo, com cerca de 13.094. Depois de SP, há também Minas Gerais (10.128), Rio Grande do Sul (6.842) e Paraná (5.427).
Nas últimas eleições municipais, em 2020, a Justiça Eleitoral recebeu 105 mil denúncias apenas nos dois turnos de votação.
Eleições de 2024: como denunciar propagandas irregulares?
O eleitor pode denunciar irregularidades na propaganda eleitoral por meio do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos Apple e Android.
O primeiro turno das eleições de 2024 está marcado para acontecer no dia 6 de outubro. Pelas regras eleitorais, somente cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos à prefeitura não alcançarem maioria dos votos (metade mais um) no primeiro turno, podem ter disputa para o segundo turno, que está marcado para 27 de outubro.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.