Os eleitores que planejam usar o e-Título (título de eleitor digital) para o primeiro turno das eleições de 2024, que ocorrerá no próximo domingo (6), devem estar atentos: o prazo para baixar ou atualizar o aplicativo termina neste sábado (5).
Para aqueles que precisarão votar no segundo turno, onde houver, é necessário ter o aplicativo atualizado até o dia 26 de outubro.
O eleitor pode utilizar o e-Título como substituto do título de eleitor impresso e de documentos com foto, desde que tenha realizado o cadastramento biométrico e registrado a foto no perfil do aplicativo.
Alternativas para votação
Caso o eleitor não tenha a foto no e-Título ou não consiga baixá-lo a tempo, ainda é possível votar apresentando um documento oficial, como:
- RG;
- Identidade social;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte;
- Certificado de reservista; ou
- Carteira de trabalho.
Além disso, categorias profissionais reconhecidas por lei também são aceitas. O título de eleitor impresso, por não conter foto, não é válido para a votação.
Ademais, o aplicativo e-Título também oferece recursos para consultar o local de votação, justificar ausências e emitir outros documentos relacionados à Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 46 milhões de eleitores já possuem contas cadastradas no e-Título.
Como utilizar o e-Título nas Eleições 2024?
O e-Título é um aplicativo gratuito disponível para dispositivos Android e iPhone. Para baixá-lo, basta acessar a loja de aplicativos correspondente ao sistema operacional.
Para iniciar o uso, deve-se clicar em “Começar no e-Título”. Em seguida, é necessário aceitar os Termos de Uso e a Política de Privacidade, marcando a opção indicada, e clicar em “Continuar”.
O aplicativo solicitará permissão para enviar notificações. Caso haja interesse, deve-se escolher a opção “Habilitar” e ajustar as configurações de notificação no dispositivo.
Após isso, será preciso fornecer algumas informações pessoais para ativar o e-Título:
- Digitar o nome, data de nascimento, número do CPF e os nomes dos pais;
- Clicar em “Entrar no e-Título”;
- O eleitor deve confirmar as informações adicionais apresentadas, como local de votação, telefone e profissão. Esses dados são baseados no cadastro realizado na emissão do título de eleitor impresso. Em seguida, ele deve clicar em “Finalizar”.
- Inserir a senha e clicar em “Confirmar”. Caso a senha esteja desatualizada, o aplicativo solicitará a criação de uma nova.
O e-Título pode exigir uma verificação por meio de selfie. Se essa opção for apresentada, deve-se ler o termo de ciência sobre a identificação e clicar em “Sim”. É necessário seguir as instruções para tirar a foto.
O aplicativo também pode oferecer a opção de habilitar o acesso por impressão digital. Caso haja interesse nessa alternativa, basta clicar em “Ativar”.
Como encontrar o local de votação?
Para utilizar o e-Título, é necessário fornecer informações, incluindo o local de votação. A seção “Onde votar” do aplicativo permite ao usuário acessar o endereço da zona eleitoral e o número da seção.
Por fim, o aplicativo oferece a possibilidade de emitir uma guia para o pagamento de taxas relacionadas a débitos eleitorais e certidões de quitação eleitoral, bem como de “nada consta” para crimes eleitorais. Esses serviços podem ser encontrados na aba “Mais opções”.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.