O Instagram de Capitão Alberto Neto, candidato a prefeito de Manaus pelo Partido Liberal (PL), foi retirado do ar, neste domingo (6), em pleno dia das eleições municipais. A decisão foi assinada pelo juíz Roberto Santos Taketomi.
A remoção aconteceu após um pedido judicial feito pela chapa de Roberto Cidade, candidato do União Brasil. A equipe de Roberto Cidade alegou que o perfil de Alberto Neto descumpriu uma ordem de direito de resposta concedidida, motivando a ação.
Alberto Neto afirmou em entrevista para o Grupo Norte que tinha um prazo para dar um direito de resposta, e a decisão de tirar sua rede social do ar em dia de votação foi considerada por ele como uma medida antidemocrática.
“Eu tinha o dia todo para dar um direito de resposta. A chapa entrou com pedido para tirar minha rede social por descumprimento. Como tem candidato com que foi punido para retirar postagem, mas ainda não retirou e está pagando multa”, disse.
O candidato destacou que essa ação pode impactar negativamente o processo eleitoral, uma vez que, segundo ele, outros candidatos penalizados mantêm postagens no ar, pagando apenas a multa estipulada.
A situação acirrou ainda mais o clima entre as campanhas e sobre o uso de redes sociais em meio a disputas eleitorais e as consequências dessas medidas durante o pleito.