Foram três os crimes eleitorais mais recorrentes no primeiro turno das eleições municipais de 2024: boca de urna, compra de votos e propaganda irregular.
De acordo com o balanço divulgado na noite deste domingo (6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil registrou um total de 2.618 crimes eleitorais.
Entre as ocorrências de crimes eleitorais, houve 515 prisões, das quais 22 envolveram candidatos nestas eleições. A fiscalização também apreendeu mais de R$ 520 mil em espécie, que estavam sendo utilizados para tentar influenciar os eleitores.
Além disso, 47 veículos empregados no transporte irregular de pessoas foram recolhidos, assim como 28 armas de fogo.
Os dados ainda estão em análise e podem aumentar. A conclusão definitiva dos registros está prevista para esta segunda-feira.
As informações foram compiladas a partir de relatórios das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional de Segurança Pública e de órgãos de segurança dos estados.
Norte Eleições 2024
O Grupo Norte de Comunicação realizou a cobertura completa das eleições de 2024. No último sábado (5), a TV Norte Amazonas promoveu o início das coberturas com serviços para a população.
Neste domingo, as emissoras do GNC no Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, e Tocantins participaram da apuração em tempo real do pleito.
*Com informações do SBT News