Uma idosa de 72 anos superou suas limitações, a fim de cumprir seus deveres de cidadã, e compareceu às urnas neste domingo (6). Diana Maria Costa Fortini recebeu auxílio de uma equipe para chegar até a sua zona eleitoral em Porto Velho (RO).
No Brasil, pessoas com 70 anos ou mais têm voto facultativo. Isso significa que, aos 72 anos, a pessoa escolhe se quer votar, mas não tem obrigação. O voto é obrigatório apenas para cidadãos entre 18 e 70 anos.
Na ocasião de Diana Maria, e de pessoas acima dos 70 anos, o voto não é obrigatório porque, em geral, o país reconhece que, com o avanço da idade, fatores como saúde, mobilidade e disposição podem dificultar a participação nas eleições.
Assista:
Eleições 2024: Brasil vai às urnas
As eleições municipais de 2024, que acontecem neste domingo (6), mobilizam eleitores de todo o Brasil. Os cidadãos escolhem seus novos prefeitos e vereadores, responsáveis por governar os municípios nos próximos anos.
Este momento é decisivo para definir os rumos de cada cidade, com foco no desenvolvimento local e no atendimento das demandas específicas de cada comunidade.
Ao longo das próximas horas, os brasileiros conheceram os líderes que conduzirão suas cidades até 2028. Para ficar atualizado, acompanhe as notícias das eleições de 2024 com o Portal Norte.