A disputa pelo segundo turno das eleições de 2024 começou. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores de 50 municípios voltarão às urnas no dia 27 de outubro para eleger seus prefeitos.
Com o reinício das campanhas, os candidatos poderão distribuir material gráfico, realizar caminhadas, carreatas e passeatas até o dia 26 de outubro.
A propaganda eleitoral gratuita em rádios e emissoras de TV retorna entre os dias 11 e 25 de outubro, seguindo novas regras estabelecidas pelo TSE. O objetivo das mudanças é garantir a ordem política e social.
Entre as restrições para a propaganda eleitoral, estão a proibição de exibir imagens de guerra ou violência, incitar desobediência que afete a ordem pública e promover discriminação por gênero, sexo, orientação sexual, religião, cor, raça ou etnia.
Além disso, entre os dias 26 e 28 de outubro, haverá a proibição da circulação de armas e munições, como medida de segurança.
O último dia de campanha, 24 de outubro, permitirá comícios e uso de equipamentos sonoros das 8h às 24h. Assim como no primeiro turno, o comício de encerramento poderá ser estendido por até duas horas, aumentando as oportunidades de engajamento com os eleitores.
Em 25 de outubro, será o prazo final para:
- Divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV;
- Divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e na internet, incluindo impulsionamento de conteúdo;
- Realização de debates entre candidatos no rádio e na TV.
Com a aproximação do segundo turno, as campanhas se intensificam, e os eleitores devem ficar atentos aos prazos e às novas regras.