No primeiro debate do segundo turno com os candidatos à prefeitura de Manaus, o atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), afirmou que vai renunciar se estiver faltando dipirona nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A fala aconteceu no último bloco do debate, intitulado “Vendendo o Peixe”, onde os candidatos tiveram a oportunidade de fazer promessas e dizer com o que se comprometem caso sejam eleitos.
Antes disso, Alberto Neto (PL) havia feito duras críticas à saúde pública, argumentando que o medicamento estava em falta. “A população está acordando de madrugada para ir no posto de saúde e está faltando medicamentos”, argumentou.
Ao final da participação no debate, o atual prefeito contestou a afirmação. “Eu vou fazer um desafio. Renuncio ao meu mandato como prefeito de Manaus e renuncio à minha candidatura à reeleição, agora, se estiver faltando dipirona nas Unidades Básicas de Saúde”, disse.
O debate
A dinâmica previa que David e Alberto respondessem a perguntas formuladas pelos ex-candidatos, que não conseguiram votos suficientes para disputar a eleição.
Além disso, resgataram dúvidas da população trazidas pelo quadro “Na Pele”, bem como responderam questões temáticas, a partir de elementos retirados de um balaio.
A ideia era que o debate abordasse propostas dos dois candidatos para áreas como transporte coletivo, educação, saúde, emprego, entre outros.
Outra dinâmica foi a apresentação de retratos de políticos, para estimular perguntas a serem formuladas entre os candidatos.
Os candidatos a vice-prefeito também participaram. Em um dos blocos, eles serão responsáveis por formular as perguntas, depois da participação no quadro “E Essa Dupla?”. Por fim, as considerações finais receberão o nome de “venda seu peixe”.
Quem é David Almeida?
O candidato David Almeida, do partido Avante, foi o mais votado do primeiro turno das eleições municipais de 2024, em Manaus.
Na busca pela reeleição, o atual prefeito conseguiu quase 354,6 mil votos. Este valor representa 32,16% dos votos válidos da capital do Amazonas.
Formado em Direito, Almeida é ex-deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e governador interino do Amazonas, em 2017.
A diferença para o Capitão Alberto Neto (PL) foi de pouco mais de 79,5 mil votos. Como ficou abaixo dos 51% e Manaus tem mais de 200 mil habitantes, a eleição para prefeito vai ser definida no 2º turno.
Quem é Alberto Neto?
Capitão Alberto Neto, candidato do Partido Liberal, terminou o primeiro turno com pouco mais de 275 mil votos. Com isso, ficou com 24,94% dos votos válidos.
Ex-deputado federal do Amazonas, durante dois mandatos. Ele é natural de Fortaleza (CE) e formado em Direito, bacharel em Segurança Pública e com carreira na polícia.
O candidato tem o apoio do ex-presidente Bolsonaro desde março, quando o principal líder da direita no Brasil visitou Manaus.