A TV Norte Amazonas tinha o desafio de inovar no debate da última quarta-feira (9) com os candidatos à Prefeitura de Manaus e, de acordo com a repercussão, conseguiu cumprir a proposta.

O engajamento foi grande do início ao fim tanto nas redes sociais, quanto nas transmissões na televisão, no YouTube e no Facebook, neste debate acalourado e com bastante engajamento digital.

Candidatos à prefeitura de Manaus, David Almeida e Alberto Neto, se cumprimentam antes do debate. Fotos: Emerson Olliveir

Diretor-executivo da TV Norte Amazonas, Marcio Chagas comemora o sucesso em promover um programa de qualidade “que não apenas informa, mas também promove uma reflexão importante para o futuro da nossa cidade”.

“O formato dinâmico e a forte presença nas plataformas digitais mostram que estamos atentos às novas formas de consumo de mídia, proporcionando uma cobertura eleitoral completa e acessível a todos os públicos. Batemos nosso recorde de audiência, tanto na TV quanto nas demais plataformas, o que reforça a confiança que o público tem em nossa emissora. Continuaremos a investir em jornalismo de credibilidade e em formatos que envolvam a população nas discussões que importam”, afirma.

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Audiência do debate da TV Norte em números

Na TV, o resultado foi expressivo, com pico de 10.4 pontos pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o primeiro lugar consolidado com o público de 18 a 24 anos, de 35 a 49 anos e alcance muito expressivo da classe C, que representou mais de 52% da audiência.

Na Internet o cenário também foi de grande interatividade. Além dos temas do debate terem picos de busca no Google, os recortes nas redes sociais tiveram aproximadamente 147 mil visualizações.

O ápice de audiência simultânea no YouTube foi de 9.594 pessoas, além de 38,7 mil expectadores únicos; 54.806 mensagens durante o debate; 64 mil visualizações; e 79,9 mil impressões.

Candidatos a vice, Renato Júnior e Maria do Carmo, também tiveram oportunidade de expor suas ideias

“O ponto alto foi a gente trazer os vices para debater entre si. Esse foi o nosso diferencial e deu muito certo. A gente viu a repercussão nas redes sociais, todos as páginas mais influentes daqui da capital repostaram e foi de uma forma muito orgânica também que a gente chegou em muitas casas. Foi diferente, o telespectador amou e a gente vê isso nos números”, destaca Thalya Serrão, gerente de programação e audiência.

Inovação no formato: o diferencial

Estes resultados, evidentemente, correspondem ao alcance do debate até o momento desta publicação só tendem a crescer. Grande parte do sucesso deu-se pelo formato inovador e criativo, diferente do que qualquer outro debate fez até aqui.

Ao longo de seis blocos, a TV Norte Amazonas promoveu a participação de ex-candidatos à Prefeitura de Manaus e da população, além da interação com elementos diferentes e o embate entre os candidatos a vice.

Ercilene Oliveira, diretora de Jornalismo do Grupo Norte de Comunicação, pontua que a proposta era criar um debate dinâmico. Esse objetivo foi alcançado e a diferença para a terceira emissora com mais audiência foi quase três vezes maior (141% a mais).

Objetos num balaio: formato inovador do debate manteve a atenção do público até o último instante

“A gente fez blocos pequenos justamente para não dispersar a tensão e essas dinâmicas, embora a gente tenha passado as regras para as assessorias, era uma novidade para os candidatos, assim como para o público. Não dava tempo de ficar entediante porque quando começava a perder o ritmo, já vinha coisa nova. Então foi assim que a gente pensou, foi uma posta e deu certo, porque a cada mudança de quadro os números subiam”, explica.

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