No debate à Prefeitura de Porto Velho, da TV Norte Rondônia, realizado na noite de quinta-feira (17), o candidato Léo Moraes afirmou que encaminhou recursos para Unidades de Pronto Atendimento (UPA) enquanto deputado federal, mas criticou que “o dinheiro público, infelizmente, não é bem aplicado”
“Encaminhamos recursos para o Hospital de Amor, outros recursos também para outros entes. Infelizmente, tem dinheiro na conta da prefeitura desde o ano passado para a reforma das UPAs para tirar a fedentina da UPA da Zona Leste, para conseguir reformar a UPA da zona Sul e até hoje nada foi feito”, destaca.
Em um tom mais enfático, Léo Barreto ressaltou que fica “preocupado”, pois, “a incompetência e falta de gestão são tão prejudiciais quanto a própria corrupção. Ela mata pessoas e acaba com sonhos de muita gente”, disse.
A resposta mais dura foi feita após a pergunta da candidata Mariana Carvalho a respeito do direcionamento dos recursos de Léo Moraes enquanto deputado para a saúde de Porto Velho.
“Durante o momento em que foi deputado, onde foram os investimentos dele para a saúde de Porto Velho para que ele possa contribuir principalmente neste momento em que coloca como candidato a prefeito de nossa cidade?”, questionou Mariana.
Debate da TV Norte Amazonas
O debate eleitoral será dividido em cinco blocos com formatos variados. No primeiro bloco, cada candidato terá um minuto para se apresentar, e as perguntas serão feitas pelos cinco concorrentes que disputaram o primeiro turno. O segundo e o terceiro blocos terão oito minutos cada. No segundo, o tema é livre, enquanto no terceiro, os tópicos giram em torno de infraestrutura, educação, saúde, economia, emprego e renda, meio ambiente, turismo e ciência e tecnologia.
No quarto bloco, uma dinâmica inovadora entra em cena com o tema “De vice para vice”. Os candidatos a vice-prefeito terão oito minutos para debater entre si. O debate encerra no quinto bloco, onde cada candidato dispõe de dois minutos para suas considerações finais.
Candidatos à Prefeitura de Rondônia
Os candidatos à Prefeitura de Rondônia são Léo Moraes e Mariana Carvalho. Léo Moraes, advogado de 40 anos pelo Podemos, tem uma carreira política consolidada, sendo vereador em 2012, deputado estadual em 2014 e federal em 2018. Sua vice é Magna dos Anjos Queiroz, também do Podemos.
Mariana Carvalho, médica de 37 anos e candidata pelo União Brasil, liderou o primeiro turno com 44,53% dos votos. Com experiência como vereadora e deputada federal, ela chega ao segundo turno fortalecida, ao lado de seu vice, Pastor Valcenir, do PL.