Léo Barreto (Podemos) e Mariana Carvalho (União Brasil) se enfrentam, nesta quinta-feira (17), no segundo debate da TV Norte. Os candidatos concorrem à Prefeitura de Porto Velho.
No primeiro bloco, o candidato Léo Barreto respondeu à pergunta feita pela Juíza Euma Tourinho, ex-candidata à prefeitura. Ela demonstrou interesse em saber quais medidas aplicaram, concretamente, caso eleito.
Diante disso, ele citou Porto Velho como “a pior capital para se viver” e de “saneamento básico”. O candidato apresentou suas propostas para mudar o cenário, falando sobre empreendedorismo e geração de emprego.
Na réplica, a oponente fez questão de ressaltar as atividades da atual gestão da cidade, comandado por Hildo Chaves. Ela se coloca como uma alternativa para “continuar” no caminho “do progresso”.
Por outro, na tréplica, o representante do Podemos falou sobre alinhar o trabalho com outros políticos, com secretarias e disparou: “afinal, ninguém tem coleira”.
Debate do segundo turno na TV Norte
O debate conta com quatro blocos.
No primeiro, cada candidato tem 1 minuto para apresentação. As perguntas são feitas pelos cinco candidatos que disputaram o primeiro turno.
Já o segundo bloco terá 8 minutos de duração, com tema livre.
O terceiro bloco também conta com 8 minutos de duração com os temas: infraestrutura, educação, saúde, economia, emprego e renda, meio ambiente, turismo e ciência e tecnologia.
Com dinâmica inovadora, o quarto bloco é feito a partir do tema “De vice para vice”. Nele, os candidatos a vice-prefeito participam da dinâmica com oito minutos de duração.
O quinto bloco é reservado para as considerações finais. Cada candidato tem dois minutos.
Candidatos à Prefeitura de Porto Velho
Léo Barreto
Leonardo Barreto de Moraes (Podemos), advogado de 40 anos, tem uma carreira política consolidada. Ele iniciou como vereador em 2012, depois foi eleito deputado estadual em 2014 e deputado federal em 2018, sempre pelo Podemos. Léo Barreto tem Magna dos Anjos Queiroz como sua vice, do mesmo partido.
Mariana Carvalho
Do outro lado, Mariana Carvalho, candidata pelo União Brasil, liderou o primeiro turno com 44,53% dos votos. Médica de 37 anos, ela já foi vereadora e deputada federal. Apoiada por uma ampla coligação de partidos, Mariana chega ao segundo turno fortalecida, enfrentando diretamente Léo Moraes. Pastor Valcenir (PL) é seu vice.