O debate entre os candidatos a vice-prefeito de Porto Velho colocou o diagnóstico precoce de crianças com deficiência no centro das discussões.
Na dinâmica, a vice de Leo Barreto (Podemos), a advogada Magna dos Anjos Queiroz, da mesma sigla, ressaltou a neceissade de atenção às famílias com crianças deficientes e que carecem de cuidados básicos com a saúde.
Em resposta, o vice de Mariana Carvalho (União Brasil), o Pastor Valcenir (PL), apresentou a proposta de criar um centro de especialidades para diagnósticos como uma solução para enfrentar essa crise.
“Nosso plano de governo completa um centro de especialidade para o enfrentamento dessa grande crise das famílias que é o diagnóstico. Com esse diagnóstico, as famílias poderão ter acesso às políticas públicas para mehorar a qualidade de vida e acolhimento”, declarou o candidato a vice.
A criação desse centro de especialidade pretende garantir um acompanhamento mais eficaz e direcionado, permitindo que as famílias possam acessar serviços essenciais desde o diagnóstico até o cuidado contínuo.
Formato do debate em Porto Velho – TV Norte Rondônia
O debate conta com quatro blocos. No primeiro, cada candidato tem 1 minuto para apresentação. As perguntas são feitas pelos cinco candidatos que disputaram o primeiro turno.
Já o segundo bloco terá 8 minutos de duração, com tema livre. O terceiro bloco também vai contar com 8 minutos de duração com os temas: infraestrutura, educação, saúde, economia, emprego e renda, meio ambiente, turismo e ciência e tecnologia.
Com dinâmica inovadora, o quarto bloco é feito a partir do tema “De vice para vice”. Nele, os candidatos a vice-prefeito participam da dinâmica com oito minutos de duração. O quinto bloco é reservado para as considerações finais. Cada candidato tem dois minutos.