Neste domingo, 27 de outubro, eleitores de 51 cidades em todo o Brasil participarão do segundo turno das Eleições 2024, para decidir o prefeito que governará o município pelos próximos quatro anos. Em todo Brasil, são 15 capitais com segundo turno, mas até que horas os eleitores podem votar?
O segundo turno ocorre em horário unificado, das 8h às 17h (horário de Brasília). Eleitores de cidades como Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Manaus, que possuem fusos distintos, votarão entre 7h e 16h no horário local.
Seguindo o horário de Brasília, os horários das cidades ficam desta forma:
- No Acre: das 6h às 15h;
- Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia: das 7h às 16h;
- No Amazonas: das 7h às 16h (com exceção dos municípios Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença, nos quais a votação será das 6h às 15h).
Com essa unificação, a apuração dos votos começará logo após o fechamento das seções eleitorais, às 17h de Brasília. É importante lembrar que eleitores que estiverem nas filas no encerramento poderão votar normalmente.
Quem participa do segundo turno?
Para poder ter segundo turno, a cidade precisa ter mais de 200 mil eleitores, e o primeiro colocado no primeiro turno não pode ter obtido mais de 50% dos votos válidos. Assim, os dois candidatos mais votados disputam a preferência dos eleitores.
No primeiro turno, eleitores de 5.569 cidades participaram da escolha de prefeitos e vereadores.
Capitais que terão segundo turno
Entre os 51 municípios que vão às urnas, 15 são capitais. Abaixo, confira as capitais onde ocorrerá o segundo turno:
- Aracaju (SE)
- Curitiba (PR)
- Natal (RN)
- Belém (PA)
- Fortaleza (CE)
- Palmas (TO)
- Belo Horizonte (MG)
- Goiânia (GO)
- Porto Alegre (RS)
- Campo Grande (MS)
- João Pessoa (PB)
- Porto Velho (RO)
- Cuiabá (MT)
- Manaus (AM)
- São Paulo (SP)