Na varanda da sua casa, na Zona Sul de Manaus, David Almeida encontrou os seus apoiadores e fez um discurso sobre ideologias políticas. Apuraram as urnas neste domingo (27), após os eleitores da cidade participarem do segundo turno das eleições de 2024.
David Almeida assume como prefeito reeleito de Manaus e, diante da imprensa, disparou: “Não é porque sou de direita que vou deixar de ajudar quem é de esquerda”. O político se comprometeu, perante a todos, o compromisso a atender toda a população.
“Vou ser o prefeito de todos, o prefeito de quem votou em mim, de quem não votou em mim, de quem pensa como eu, de quem pensa diferente de mim. O prefeito da esquerda, o prefeito da direita, o prefeito do centro, o prefeito de todo mundo”, disse.
Resultado das eleições de 2024 em Manaus
Os eleitores de Manaus reelegeram David Almeida (Avante) no segundo turno. Com mais de 90% das urnas apuradas, Almeida obteve mais de 54% dos votos válidos, totalizando mais de 530 mil votos.
Alberto Neto, por sua vez, recebeu pouco mais de 460 mil votos.
Quem é David Almeida?
David Almeida iniciou a carreira política em 2006, quando foi eleito deputado estadual pelo Amazonas. Ele conquistou a reeleição em 2010 e novamente em 2014, exercendo mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Durante o tempo como deputado, David assumiu posições de destaque, como a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas entre 2017 e 2018. Nesse período, ele também liderou a base governista e presidiu importantes comissões legislativas.
Em 2017, David assumiu interinamente o governo do Amazonas após a cassação do então governador José Melo. Em 2020, ele foi eleito prefeito de Manaus, marcando sua transição para o Executivo municipal.
Em 2020, David Almeida foi eleito prefeito de Manaus, vencendo Amazonino Mendes no segundo turno. Na véspera da eleição, sua mãe faleceu devido à COVID-19.