O candidato David Almeida (Avante) está reeleito como prefeito de Manaus. Neste domingo (27), ele superou o Capitão Alberto Neto (PL) no segundo turno.
O resultado foi confirmado depois de superar os 90% de apuração das urnas da capital do Amazonas. Almeida teve mais de 54% dos votos válidos.
O candidato do Avante teve mais de 530 mil votos. Alberto Neto, por outro lado, teve pouco mais de 460 mil votos na disputa do segundo turno em Manaus. A distância entre os dois foi de exatamente 96.693 eleitores.
Quem é David Almeida?
David Almeida iniciou a carreira política em 2006, quando foi eleito deputado estadual pelo Amazonas. Ele conquistou a reeleição em 2010 e novamente em 2014, exercendo mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Durante o tempo como deputado, David assumiu posições de destaque, como a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas entre 2017 e 2018. Nesse período, ele também liderou a base governista e presidiu importantes comissões legislativas.
Em 2017, David assumiu interinamente o governo do Amazonas após a cassação do então governador José Melo. Em 2020, ele foi eleito prefeito de Manaus, marcando sua transição para o Executivo municipal.
Em 2020, David Almeida foi eleito prefeito de Manaus, vencendo Amazonino Mendes no segundo turno. Na véspera da eleição, sua mãe faleceu devido à COVID-19.
Outras atuações na política
Durante os mandatos, David Almeida presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa e assumiu a liderança do Governo junto ao Poder Legislativo. Em 2017, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, cargo que ocupou até 2018.
Após a cassação do governador José Melo e seu vice, David Almeida assumiu interinamente o Governo do Amazonas até a realização de eleições suplementares em agosto de 2017.
Em 2018, concorreu ao governo do Amazonas, ficando em terceiro lugar com 417.203 votos. Em 2019, filiou-se ao Avante após deixar o Partido Socialista Brasileiro. No mesmo ano, sua esposa, Lúcia Melo Ferreira Almeida, faleceu em decorrência de câncer no fígado.