Na noite de quarta-feira (18), cerca de 53 pessoas resgatadas do Afeganistão desembarcaram na base aérea de Torrejón de Ardoz, na Espanha.
Destes, 30 são cidadãos afegãos que receberão acolhimento em diferentes países da União Europeia (UE). Todos realizaram o teste de covid-19.
Segundo o governo espanhol, o país servirá como ponto de apoio ao Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), que auxiliará no resgate dos afegãos que colaboraram com a UE. O primeiro grupo, formado por cinco famílias, será enviado para a Dinamarca, Alemanha, Polônia e Letônia nas próximas 72 horas.
As autoridades não informaram quantas pessoas pretendem retirar do Afeganistão, mas que construíram uma estrutura para acomodar centenas de cidadãos.
“Não está a ser fácil, é um processo dinâmico que ainda exigirá algumas negociações e a Espanha está a fazer todos os esforços nos Negócios Estrangeiros e Defesa para viabilizar o acesso ao aeroporto”, disse o ministro da Inclusão, Segurança Social e Migração espanhol, José Luis Escrivá.