Nicole Poole Franklin, uma mulher do estado de lowa, nos Estados Unidos, de 43 anos, foi condenada a 25 anos de prisão nesta semana por tentar matar duas crianças atropeladas. Ela acreditava que as vítimas eram mexicanas, do Oriente Médio ou de descendência africana.
As tentativas de homicídio praticadas por Nicole aconteceram no dia 9 de dezembro de 2019. De acordo com promotores, Poole atropelou intencionalmente um menino negro de 12 anos e fugiu. Os ferimentos da criança foram leves. Uma hora depois, Poole atropelou uma menina de 14 anos. A mulher chegou a dizer à polícia, durante a prisão, que atropelou a garota por ela ser mexicana. Ela deu várias declarações depreciativas sobre os latinos durante depoimento policial.
“Nicole Poole Franklin tentou matar duas crianças por causa de sua aparência e suas possíveis origens. Este tipo de violência racial e ódio flagrante não tem lugar neste país e não será tolerado pelo Departamento de Justiça”, disse a procuradora-geral assistente Kristen Clarke.
O advogado de defesa, Joseph Herrold, alegou que Nicole sofre de graves problemas psicológicos de saúde mental.
Nicole Poole Franklin foi condenada a 304 meses por um juiz federal.