O furacão Ida “visitou” Cuba na sexta-feira, 27, e deve atingir os Estados Unidos neste fim de semana, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).
Os ventos fortes devem atingir o estado de Louisiana, nos Estados Unidos, levando a evacuações na cidade de Nova Orleans e em toda a região costeira.
Na sexta, o furacão atingiu a Ilha da Juventude, em Cuba, com ventos de 120 km/h. A Costa do Golfo, nos Estados Unidos, se prepara para receber o fenômeno, provavelmente, no domingo, 29.
O National Hurricane Center previu que o Ida se tornaria um furacão perigoso de categoria 4, com ventos máximos de 225 km/h, antes de atingir a costa do Golfo dos Estados Unidos na noite de domingo.
John Bel Edwards, governador da Louisiana, declarou emergência para todo o estado e diz que as pessoas devem estar em lugar seguro até a noite deste sábado, 28.
A tempestade pode provocar até quase quatro metros de ondas com ventos perigosos e chuvas fortes em toda a região.
Um outro alerta de tempestade também foi emitido para todo o litoral da Louisiana, Mississippi e Alabama, incluindo as cidades de Lake Charles, New Orleans, Biloxi e Mobile.