Nesta segunda-feira, 30, foguetes que aparentemente foram lançados contra o aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão, atingiram um bairro próximo, segundo a agência de notícias Associated Press.

Os foguetes caíram no bairro de Salim Karwan, que fica a 3 km do aeroporto, e atingiram blocos de apartamentos residenciais, disseram testemunhas à agência.

Ainda não está claro se alguém ficou ferido com o ataque, que ocorre na véspera do fim do prazo para tropas americanas e aliadas se retirarem do Afeganistão e encerrar a guerra mais longa da história dos Estados Unidos.

Também nesta segunda, o sistema antimísseis dos EUA interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto. Os voos de retirada não foram interrompidos.

Segundo a agência Reuters, o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos ataques.

“Pela graça do Deus Todo-Poderoso, os soldados do Califado atacaram o aeroporto internacional de Cabul com seis foguetes Katyusha”, disse o grupo em uma rede social.

Desde o dia 15, quando o Talibã tomou Cabul e voltou ao poder no Afeganistão, o Aeroporto Internacional Hamid Karzai tem sido palco recorrente de cenas de caos e passou a ser alvo de ataques do Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), braço afegão do grupo terrorista, que é inimigo do Talibã.

Derrubado pelos talibãs há duas semanas, um ex-funcionário do Departamento de Segurança do governo afegão diz que os foguetes foram lançados a partir de um veículo na zona norte de Cabul, onde fica o aeroporto.

_____________________________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

Sete novos casos de ‘urina preta’ são registrados em Itacoatiara, Manaus e Lábrea-AM

 

Beneficiários do Bolsa Família NIS 9 recebem nesta segunda o auxílio emergencial

 

Regularização das MEIs tem atendimento gratuito

 

Bares, restaurantes e casas de shows são autuados por aglomeração, em Manaus

 

Cetam abre inscrição para 17 mil cursos de qualificação nesta segunda