Ícone do site Portal Norte

Papa Francisco desmente rumores e afirma que nunca pensou em renunciar

Na manhã desta quarta-feira, 1, o Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano, Francisco, que se submeteu a uma cirurgia de cólon há dois meses, garantiu que não ‘passou por sua cabeça’ renunciar, negando assim rumores a este respeito em uma entrevista na qual também anunciou uma viagem à Grécia, Chipre e Malta.

“Nem passou pela minha cabeça”, declarou o papa em uma longa entrevista transmitida pela rádio espanhola Cope.

“Não sei de onde tiraram na semana passada que eu iria apresentar minha demissão!”, exclamou.

“Sempre que um papa fica doente, há uma brisa ou um furacão de conclave”, acrescentou ele, rindo, ao explicar que mantém distância dos boatos e que só lê um jornal italiano e nunca assiste televisão.

O papa respondeu com um sorriso que ‘ainda está vivo’, ao ser questionado sobre como ele estava e prestou uma homenagem especial a um enfermeiro italiano ‘com muita experiência’.

“Ele salvou a minha vida! Me disse: ‘Você tem que ser operado’. Havia outras opiniões”, como o uso de antibióticos, contou o pontífice argentino, acrescentando que o enfermeiro lhe deu explicações claras sobre a sua saúde.

Francisco ainda lembrou que uma enfermeira já havia salvado sua vida uma vez em 1957 na Argentina ao dobrar a quantidade de antibióticos que seu próprio chefe havia prescrito para tratar uma infecção pulmonar grave.

O papa argentino, de 84 anos, foi submetido a uma cirurgia em 4 de julho para remover uma parte de seu cólon, em uma intervenção que estava programada e realizada sob anestesia geral.

Além disso, Francisco sofre de ciática crônica que o faz mancar e que lhe causa fortes dores, motivo pelo qual teve de renunciar em várias ocasiões a cerimônias oficiais.

________________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

Nascidos em janeiro podem sacar nesta quarta-feira o auxílio emergencial

 

Caso Flávio: 1° Vara do Júri retoma audiência de instrução nesta quarta

 

Operação ‘Lula Molusco’ apreende quatro toneladas de pescado em Manaus

 

Após acidente fatal, operação conjunta remove caminhões e carretas em Manaus

 

Lotofácil da independência paga prêmio histórico de R$ 150 milhões

Sair da versão mobile