Segundo balanço mais recente divulgado pelo governo dos Estados Unidos, na madrugada desta sexta-feira, 3, as inundações causadas pelas chuvas torrenciais do furacão Ida deixaram pelo menos 44 mortos em Nova York e em outros pontos da costa nordeste dos EUA nas últimas horas.

Em meio às históricas tempestades e inundações provocadas pela passagem do furacão, a chuva recorde gerou um alerta de emergência de inundação sem precedentes para a cidade de Nova York, transformando as ruas em rios e provocando até o fechamento do metrô.

Em muitas estações, a água caía em cascata sobre os trilhos, como é mostrado nos tuítes do cientista, Dr. Lucky Tran.

 

 

Veja alguns dos vídeos postados:

 

Além disso, centenas de voos foram cancelados nos aeroportos da região de NY – Newark, LaGuardia e JFK.

A polícia de Nova York informou que pelo menos 13 pessoas morreram, muitas delas presas em porões e abrigos insalubres, no subsolo de imóveis de Manhattan, do Queens, ou do Brooklyn.

“Entre as pessoas que mais correm risco durante as inundações repentinas aqui estão as que vivem em casas subterrâneas não registradas, que não cumprem os códigos de segurança”, tuitou a representante (deputada) Alexandria Ocasio-Cortez.

São “famílias da classe trabalhadora, imigrantes e pessoas de baixa renda”, acrescentou.

“Tenho 50 anos e nunca vi tanta chuva”, disse em uma entrevista à imprensa o dono de um “hostel” no Upper West Side, um estiloso bairro perto do Central Park.

“Era como uma tempestade tropical, como na selva. Incrível”, disse o empresário.

Ao norte de Manhattan, o condado nobre de Westchester ainda se encontrava sob a lama, e muitas das tradicionais casas da costa leste tinham até 60 centímetros de água.

Uma das autoridades do condado, George Latimer, disse à imprensa local que três pessoas morreram afogadas, quando tentavam fugir de carro.

“Acho que perdemos tudo”, dizia entre lágrimas Marcio Rodrigues, um mecânico entrevistado em sua inundada garagem, em Mamaroneck, ao sudoeste do condado.

No estado vizinho de Connecticut, um agente de trânsito faleceu. A maioria foi surpreendida em seus automóveis e, provavelmente, afogaram-se.

Na Filadélfia, estado da Pensilvânia, as autoridades locais relataram quatro óbitos.

_____________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

 

Sine Amazonas divulga 51 vagas de emprego para esta sexta

 

 Nascidos em março podem sacar auxílio emergencial nesta sexta

 

VÍDEO: Anaconda de 6 metros ‘dá língua’ a fotógrafo ao ser flagrada no fundo do rio

 

 Sérgio Mamberti morre de infecção nos pulmões na madrugada desta sexta-feira

 

 Oito caminhões irregulares são removidos em operação na Zona Sul de Manaus