Detectada pela primeira vez na Colômbia e nomeada de “Mu”, a nova variante do Coronavírus manteve o terceiro pico da pandemia no país.

Segundo as autoridades de saúde da Colômbia a variante “Mu” foi a causa da onda mais mortal, sendo predominante de 60% das mortes.

“Mu é a variante predominante na Colômbia e manteve o terceiro pico. Durante todo esse tempo, em que fizemos vigilância genômica, mais ou menos 60% das mortes que sequenciamos são dessa linhagem”, afirmou.

Os casos e mortes alcançaram números recordes e levaram o sistema hospitalar colombiano à beira do colapso, entre abril e junho deste ano.

Segundo a nomenclatura científica, a B.1.621, classificada como “variante de interesse” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e surgiu pela primeira vez na costa Atlântica colombiana (norte), em janeiro.

Maior resistência às vacinas

Segundo Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante Mu conta com uma série de mutações que sugerem uma potencial maior resistência às vacinas, porem ainda são necessários estudos complementares para confirmar esse indicativo.

_____________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

 

Sine Amazonas divulga 51 vagas de emprego para esta sexta

 

 Nascidos em março podem sacar auxílio emergencial nesta sexta

 

 Sérgio Mamberti morre de infecção nos pulmões na madrugada desta sexta-feira

 

 Mês de agosto apresenta dados de 5,5 mil incêndios florestais combatidos

 

 Oito caminhões irregulares são removidos em operação na Zona Sul de Manaus