Neste domingo, 5, os talibãs declararam ter ganho terreno no Vale do Panshir, último grande bastião da resistência armada ao novo governo do Afeganistão, onde, de acordo com Washington, uma guerra civil pode explodir.

Desde que as tropas americanas deixaram o país em agosto, as forças do movimento islâmico lançaram várias ofensivas contra este vale de difícil acesso, localizado a cerca de 80 km ao norte de Cabul.

O vale, que abriga a Frente de Resistência Nacional (FNR, na sigla em inglês), é um antigo reduto antitalibã, que ficou conhecido pelo lendário comandante Ahmed Shah Massud, no final dos anos 1990, assassinado pela rede Al-Qaeda em 2001.

A FNR é composta por milícias locais e por ex-membros das forças de segurança afegãs, liderada por Ahmad Massud, filho do comandante Massud, que chegaram ao vale quando o restante do país sucumbiu aos talibãs.

De acordo com a ONG italiana Emergency, presente em Panshir, as forças talibãs chegaram na noite de sexta-feira, 3, a Anabah, um povoado localizado dentro deste vale.

‘Várias pessoas fugiram dos povoados da região nos últimos dias’, relatou a ONG em um comunicado, acrescentando que atendeu ‘um número reduzido de feridos no centro cirúrgico de Anabah’.

No Twitter, uma autoridade talibã anunciou, por sua vez, que várias partes do Panshir já estavam em poder do grupo, enquanto Ali Maisam Nazary, porta-voz da FNR, garantiu no Facebook que a resistência ‘nunca fracassaria’.

_____________________________

ACESSE TAMBÉM:

Mais acessadas do dia

No Dia da Amazônia, especialistas afirmam que ações desastrosas e o próprio governo federal são desafios para o futuro da região

 

Lotes suspeitos de CoronaVac: Anvisa diz que pessoas já vacinadas serão acompanhadas

 

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 40 milhões

 

Talibã reprime manifestação por direitos das mulheres em Cabul

 

Termina a Paralimpíada de Tóquio 2020