Um avião comercial estrangeiro da empresa Paquistana PIA aterrissou em Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira, 13. É a primeira vez que isso ocorre depois que o Talibã retomou o poder.
Os aviões comerciais pararam de circular após o grupo extremista assumir o controle do país. Os talibãs estão tentando fazer com que o Aeroporto Internacional de Cabul retome as operações.
____________________________________________
RELACIONADAS
+ Pertences de afegãos desesperados enchem mercados de Cabul
+ Talibã diz que mulheres poderão estudar em universidades, mas em salas separadas
+ Reação do Talibã a marchas pacíficas no Afeganistão é cada vez mais violenta, alerta ONU
_____________________________________________
O Aeroporto Internacional Hamid Karzai ficou parcialmente destruído com a chegada dos talibãs. Durante as semanas de caos, mais de 120 mil pessoas tentaram sair do país.
“Quase não havia ninguém no avião, cerca de 10 pessoas, talvez mais funcionários do que passageiros”, disse um jornalista da AFP a bordo do voo da Pakistan International Airways (PIA) procedente de Islamabad.
A volta dos voos comerciais poderá ser um teste. Os talibãs prometeram que deixariam sair livremente do país os afegãos com documentação prévia e que desejassem partir, depois de os países da Otan e os Estados Unidos não conseguirem retirar todas as pessoas antes do prazo acordado.
No dia 3 de setembro, a companhia aérea retomou os voos domésticos.
_______________________
ACESSE TAMBÉM
As mais acessadas do dia