A empresa Iron Ox, uma startup do Vale do Silício, levantou uma rodada de investimentos de U$ 50 milhões em um sistema hidropônico que reaproveita recursos. A rodada foi liderada pelo  fundo de tecnologia Breakthrough Energy, de Bill Gates.

Os robôs movem pallets de manjericão genovês e um braço robótico movimenta as plantações para inspeção. Sensores checam níveis de nitrogênio e de acidez da água para um crescimento saudável das plantas.

Segundo o presidente-executivo, Brandon Alexander, a Iron Ox usa robôs integrados num sistema hidropônico que consome 90% menos água.

A água não usada pode ser bombeada de volta para o sistema e usada posteriormente.

A companhia está colocando o sistema para funcionar numa área de 10 mil metros quadrados na Califórnia, que atravessa grave período de seca.

“Então os sensores avaliam o que está faltando e o que a planta precisa”, disse Alexander.

“Para realmente eliminar o desperdício, para realmente chegarmos ao próximo nível de sustentabilidade e impacto, temos que repensar todo o processo de cultivo”, disse Alexander.

_________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

Suspeitos na morte do sargento Lucas, marido vai ao IML no banco de trás e esposa é levada em camburão de viaturas, em Manaus

 

No Pará, mulher é presa por aplicar golpes de mais de R$ 10 milhões

 

PF deflagra operação para apurar fraudes na concessão de benefícios de Auxílio-reclusão em Itacoatiara-AM

 

Doze toneladas de pescado ilegal são apreendidas em embarcação, no AM

 

Caixa paga nesta quarta o auxílio emergencial para nascidos em fevereiro