Ícone do site Portal Norte

Filha de Picasso cede nove obras do pai ao Museu Picasso

Maya Ruiz Picasso, filha do pintor Pablo Picasso, cedeu nove obras ao museu em homenagem ao pai na França. As pituras contribuem para manter o local em Paris como o maior depositário da obra do artista espanhol, que hoje conta com mais de 5 mil peças, com cerca de 300 pinturas, além de 200 mil documentos e objetos. Ela é filha de Picasso com Marie-Thérèse Walter.

Maya não compareceu na cerimônia de doação por motivos de saúde, no entanto foi representada pelos filhos Diana e Olivier.

O evento também teve a presença do ministro da Economia da França, Bruno Le Maire. Ele perguntou no evento o que seria da França sem Pablo Picasso.

Entre as obras, destacam-se um retrato do pai de Picasso, de 1895, e “Menino com pirulito sentado embaixo de uma cadeira”, um quadro pintado pouco depois de “Guernica”, em 1938.

“É uma doação excepcional”, a primeira desde 1990, declarou a ministra da Cultura francesa, Roselyne Bachelot, durante a cerimônia de doação no museu parisiense.

A doação serve para que os herdeiros da família Picasso evitem grandes impostos por questões de sucessão.

Maya foi pintada com frequência por seu pai quando era criança, durante a II Guerra Mundial e da ocupação alemã.

“A França foi a escolha do meu pai e eu nunca pensei em partir para outro lugar”, explicou a filha de Picasso em uma carta lida por seu filho Olivier.

_________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

Suspeitos na morte do sargento Lucas, marido vai ao IML no banco de trás e esposa é levada em camburão de viaturas, em Manaus

 

No Pará, mulher é presa por aplicar golpes de mais de R$ 10 milhões

 

PF deflagra operação para apurar fraudes na concessão de benefícios de Auxílio-reclusão em Itacoatiara-AM

 

Doze toneladas de pescado ilegal são apreendidas em embarcação, no AM

 

Caixa paga nesta quarta o auxílio emergencial para nascidos em fevereiro

 

Sair da versão mobile