Ícone do site Portal Norte

Nível do mar sobe rapidamente e preocupa ecossistema marinho, diz relatório

O nível do mar está subindo de forma alarmante em 3,1 milímetros (mm) a cada ano. A maior causa é o aquecimento global e o derretimento das zonas polares da Terra. As informações foram obtidas pelo Serviço de Monitoramento do Meio Marinho do programa Copernicus na manhã desta quarta-feira, 22.
A extrema variação de clima no planeta está fazendo com que o gelo do Ártico diminua constantemente. Entre 1979 e 2020 perdeu o equivalente a seis vezes o tamanho da Alemanha, de acordo com o relatório divulgado nesta quarta.
A extrema variação entre períodos de frio e ondas de calor no Mar do Norte está relacionada com mudanças na captura de linguado, lagosta europeia, robalo, salmonete e caranguejos.
O aquecimento dos oceanos estão se intentificando no Mediterrâneo na última década, e o impacto dos ecossistemas marinhos só tem aumentado, reforçaram os especialistas na quinta edição do relatório sobre o estado dos oceanos.
“Estima-se que o aquecimento do Oceano Ártico contribua com quase 4% para o aquecimento global dos oceanos”, diz o relatório.

Mais de 150 cientistas, de cerca de 30 instituições europeias, colaboraram no trabalho. Segundo as conclusões, o oceano passa por “mudanças sem precedentes”, o que terá  enorme impacto no bem-estar humano e nos ambientes marinhos. O documento é apresentado como uma referência para a comunidade científica, líderes mundiais e o público em geral. A combinação desses fatores pode causar “eventos extremos” em áreas mais vulneráveis, como Veneza, onde em 2019 uma subida do nível das águas fora do comum, uma forte maré e condições climáticas extremas na região provocaram a chamada “Acqua Alta” – quando o nível da água subiu para um máximo de 1,89 metros.

O aquecimento da água do mar faz com que algumas espécies de peixes migrem para águas mais frias, levando à introdução de espécies não nativas num determinado habitat, como aconteceu em 2019 quando o peixe-leão migrou do Canal do Suez para o Mar Jónico, devido ao aumento das temperaturas na Bacia do Mediterrâneo.

___________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

No Pará, mulher é presa por aplica golpes de mais de R$ 10 milhões

 

PF deflagra operação para apurar fraudes na concessão de benefícios de Auxílio-reclusão em Itacoatiara-AM

 

Caixa paga nesta quarta o auxílio emergencial para nascidos em fevereiro

 

Manaus tem 40 pontos de vacinação contra Covid-19 até a próxima sexta-feira

 

Concurso Banco do Brasil: candidatos já podem acessar os locais de provas

 

Sair da versão mobile