A Comissão Europeia apresentou nesta quinta-feira, 23, uma proposta que busca impor um padrão para a entrada de carregadores em smartphones e tablets. Caso seja aprovada, todos os produtos eletrônicos passarão a utilizar de forma obrigatória o conector USB-C até 2023.
Com o novo formato, o consumidor não precisará adquirir diferentes cabos e carregadores e poderá economizar 250 milhões de euros por ano.
O documento afirma que a regra será aplicada não apenas aos smartphones, mas também em tablets, fones de ouvido, alto-falantes, caixa de som, consoles de jogos e câmeras.
Assim, todas as fabricantes precisarão adaptar seus dispositivos com o carregador USB-C. Porém, a Apple ainda não concordou com a proposta.
“Continuamos preocupados que a estrita regulação exigindo apenas um tipo de conector prejudica a inovação em vez de encorajá-la, o que, por sua vez, prejudicará consumidores na Europa e ao redor do mundo”, afirmou a Apple que decidiu recentemente remover carregadores de seus aparelhos.
A empresa é a única grande marca de smartphones que ainda insiste no uso do seu conector proprietário em smartphones, o Lightning, mesmo com o USB-C já sendo utilizado em outros dispositivos como iPads e Macs.
_________________________
ACESSE TAMBÉM
As mais lidas do dia
Polícia prende suspeitos da morte do cantor de forró ‘Romarinho Mac’, em Manaus
VÍDEO: Homem é preso suspeito de matar mãe e filha na Zona Norte de Manaus
Morte de ator da novela ‘Carinha de Anjo´ envolve drogas e asfixia em saco plástico, diz IML
Oitava parcela do ‘Auxílio Manauara’ começa a ser paga nesta quinta
Ministério da Saúde recua e volta a liberar vacinação de adolescentes