Na manhã desta segunda-feira, 27, um terremoto de magnitude 5,8 sacudiu Creta, a maior ilha da Grécia, matando uma pessoa e ferindo várias, informaram autoridades.
Pessoas de toda a ilha foram forçadas a correrem para fora de suas casas, das escolas e edifícios públicos. Danos foram relatados em muitos prédios antigos próximos do epicentro, no leste da ilha.
O Ministério da Infraestrutura grego disse que enviou um grupo de engenheiros civis para avaliar os danos estruturais e auxiliar os esforços de ajuda.
___________________________________
RELACIONADAS
+ La Palma: Aeroporto da ilha fica paralisado por erupção do vulcão Cumbre Vieja
+ Terremoto de magnitude 7,1 provoca morte em Acapulco, no México
+ Vulcão nas Ilhas Canárias: 5 mil pessoas são evacuadas e cerca de 100 casas ficam destruídas
_____________________________________
Um homem morreu quando grande parte de uma capela pequena, da cidade de Arkalochori, a cerca de 30 quilômetros de distância de Heráclion, a principal cidade cretense, desabou durante uma reforma, disse uma autoridade policial. A igreja foi praticamente reduzida a ruínas.
Autoridades de proteção civil informaram que nove pessoas foram feridas pelo terremoto, que danificou principalmente edifícios antigos e desocupados na região da grande Arkalochori.
Uma autoridade da Defesa Civil afirmou que quartos de hotel serão disponibilizados para as pessoas que precisarem passar a noite fora de casa e que 2,5 mil barracas também serão montadas.
O Instituto Geodinâmico de Atenas estimou a magnitude do sismo em 5,8 e disse que ele ocorreu a 10 quilômetros de profundidade, com o epicentro 23 quilômetros a noroeste de Arvi, no sudeste de Creta.
Mais cedo, o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo havia estimado uma magnitude de 6,5, e o Centro Geológico dos Estados Unidos, uma magnitude de 6.
A Grécia está situada em falhas geológicas, e terremotos são frequentes.
Em 3 de março, um terremoto registrado no centro do país, em Elassona, deixou um morto e dez feridos.
Em 30 de outubro de 2020, um sismo de magnitude 7 sacudiu o Mar Egeu entre a ilha grega de Samos e a cidade turca de Izmir. Deixou duas vítimas fatais na Grécia, e 114, na Turquia.
_________________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Sine Manaus e AM ofertam 304 vagas de emprego para esta segunda-feira
Homem morre com rosto esmagado em acidente de moto, em Iranduba-AM
Bombeiros resgatam corpo de vítima de afogamento em flutuante na Zona Oeste de Manaus
Sine Manaus e AM ofertam 304 vagas de emprego para esta segunda-feira