A lava do vulcão Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias tocou o mar do Atlântico nesta terça-feira, 28. A informação foi confirmada pelo Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) através de comunicado. 

Especialistas alertam para os perigos do contato da lava com o mar. Segundo eles, o rápido resfriamento da lava ao entrar em contato com a água do oceano é preocupante, pois pode liberar gases tóxicos, carregados de ácido clorídrico. 

_______________________________

RELACIONADAS

+ La Palma: Aeroporto da ilha fica paralisado por erupção do vulcão Cumbre Vieja

Vulcão nas Ilhas Canárias: 5 mil pessoas são evacuadas e cerca de 100 casas ficam destruídas

Vulcão nas Ilhas Canárias espanholas entra em erupção

_________________________________

O vulcão entrou em erupção no último domingo, 19, em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias. Com a erupção, uma nuvem de fumaça e cinzas foram lançadas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha. O vulcão lançou lava a centenas de metros, atingindo casas e florestas. 

De acordo com a Defesa Civil, mais de 6 mil pessoas precisaram deixar suas casas e mais de 600 construções foram atingidas pela lava. Apesar do rastro de destruição, não há, até o momento, o registro de mortos ou feridos em decorrência da atividade vulcânica.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Funcionário desaparecido é encontrado dias depois preso em elevador do Carrefour

 

Novo aplicativo de transporte só para mulheres inicia operação em Manaus

 

‘Caminhão com freios normais e velocidade alta’, conclui perícia sobre acidente que matou madrasta e enteada no bairro Japiim, em Manaus

 

Programa ‘Crédito Caixa Tem’ vai oferecer empréstimos de R$ 300 a R$ 1 mil

 

VÍDEO: Homem suspeito de passar a mão e derrubar ciclista é preso, no Paraná