A gorila Ndakasi, que ficou famosa por posar para foto em pé junto com seu cuidador, morreu aos 14 anos de idade.

O Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, fez um comunicado na terça-feira, 5, informando que o animal morreu no dia 26 de setembro devido a uma doença degenerativa.

“Tenho orgulho de ter chamado Ndakasi de minha amiga. Eu a amei como uma criança e sua personalidade alegre trazia um sorriso ao meu rosto cada vez que interagia com ela. Ela fará falta para todos nós da Virunga, mas somos eternamente gratos pela riqueza que Ndakasi trouxe para nossas vidas durante seu tempo em Senkwekwe”, disse André Bauma, cuidador do animal.

Ndakasi ficou famosa em 2009, após sua “selfie” em pé viralizar nas redes sociais. A foto era em celebração do Dia da Terra, comemorado no dia 22 de abril. A foto mostra a gorila atrás de sua amiga Ndeze, que aparece de corpo inteiro, as duas sobre os dois pés, com a barriga protuberante e o que pareciam ser sorrisos estampados no rosto. Quem fez a foto foi o guarda florestal Mathieu Shamavu.

Na legenda do guarda estava escrito: “Outro dia no escritório…”, a imagem rapidamente se tornou viral depois de ser compartilhada no Facebook.

O Centro Senkekwe, localizado dentro do parque, é a única instalação no mundo que cuida de gorilas da montanha órfãos. Por ser muito vulnerável, a gorila viveu com outros gorilas da montanha órfãos até sua morte.

Nota

É com profunda tristeza que Virunga anuncia a morte da querida gorila da montanha, Ndakasi, que esteve sob os cuidados do Centro Senkwekwe por mais de uma década.

Ndakasi deu seu último suspiro nos braços de seu cuidador e amigo de longa data, Andre Bauma.

____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Com avanço da vacinação, Prefeitura de Manaus confirma que pode decretar fim das máscaras em local público ainda em outubro

 

VÍDEO: Ocupantes de um carro branco matam a tiros um jovem no bairro Chapada, em Manaus

 

Elaboração de editais do concurso público para as forças de segurança no AM entra em fase final

 

Visa Manaus apreende 600 kg de frango por má conservação em estabelecimento comercial

 

Brasil e Venezuela fazem duelo de opostos pelas eliminatórias nesta quarta