Em uma visita feita à Colômbia nesta quinta-feira, 21, o secretário de Estado americano, Anthoy Blinken, afirmou que lançará um pacto regional para reduzir o desmatamento na Amazônia.

O objetivo vem com um foco em projetos de sustentabilidade, principalmente as relacionadas a troca de atividades extrativistas nocivas por turismo e cultivos locais.

O secretário está em viagem à América do Sul, o Equador está incluso no roterio, mas o Brasil ficou de fora da agenda, embora Blinken tenha conversado por telefone com o chanceler brasileiro.

De acordo com Blinken, os EUA vão finalizar já “nos próximos dias” uma “nova aliança voltada especificamente para o combate ao desmatamento associado à extração de matéria-prima”. A iniciativa, segundo ele, irá “fornecer informações úteis às empresas para que possam realmente reduzir dependência ao desmatamento”.

O pacto também incluiria apoio financeiro para ajudar a gerir áreas indígenas protegidas e apoiar o meio de subsistência de agricultores.

O Brasil, país com maior território da Amazônia, é frequente alvo de preocupação internacional por sua gestão do meio ambiente. Apesar de ter dedicado parte de seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas para defender ações de seu governo para a proteção ambiental, especialistas argumentam que o presidente Jair Bolsonaro usou dados oficiais de forma desonesta. 

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Caso Miss Manicoré: julgamento ocorre dia 27 de outubro, e juíza autoriza réu e ex-namorado a não usar roupa de presidiário diante do júri

 

Tragédia no cinema: Alec Baldwin dispara arma cenográfica e acaba matando diretora em gravação de filme

 

Seis municípios do AM vão gastar mais de R$ 7,7 milhões para construção de estádios e campos de futebol

 

Ataque em campo de refugiados em Bangladesh deixa sete pessoas mortas

 

Beneficiários nascidos em março recebem nesta sexta-feira a última parcela do auxílio emergencial