O Afeganistão está tendo crise alimentar e já é considerado mais grave que na Síria ou no Iêmen. Apenas a República Democrática do Congo está uma situação um pouco mais devastadora, segundo funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira, 25.
“Neste inverno, milhões de afegãos serão forçados a escolher entre migrar ou morrer de fome, a menos que possamos aumentar nossa ajuda para salvar vidas”, disse David Beasley, diretor executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM), em comunicado conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
___________________________________
RELACIONADAS
+ Proibida de jogar vôlei, jovem é decapitada no Afeganistão
+ Representantes dos EUA e da União Europeia se reúnem com os líderes do Talibã
+ Explosão em mesquita no Afeganistão deixa 62 mortos e 68 feridos
___________________________________
Sob os efeitos da guerra, aquecimento global e crises econômicas e de saúde, mais de 50% da população afegã estarão nesta rigorosa situação em dois níveis, crise alimentar e emergência alimentar do índice IPC (Quadro Integrado de Classificação de Segurança Alimentar), desenvolvido pela ONU.
“O Afeganistão está agora entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior”, acrescentou Beasley.
“A contagem regressiva para o desastre começou e se não agirmos agora, teremos o desastre total nas nossas mãos”, alertou.
O estágio 3 é caracterizado por subnutrição aguda grave ou incomum e o estágio 4, por subnutrição aguda muito elevada e mortalidade excessiva. O último estágio (5) é o da fome. Esse é o número mais alto desde que as Nações Unidas começaram a analisar esses dados no Afeganistão, há dez anos.
O Afeganistão está devastado por mais de quatro décadas de conflito e sofre as consequências do aquecimento global, que levou a secas severas em 2018 e 2021.
______________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Em Manaus, estudantes da rede pública terão gratuidade no transporte público em 2022
Prefeitura abre inscrições para contratação temporária de 210 vacinadores em Manaus
Facebook tira do ar live de Bolsonaro com mentira sobre vacina da Covid e Aids
Corpo é encontrado com marcas de tiros no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
Bolsa Família com NIS 6 recebe nesta segunda-feira a última parcela do auxílio