As duas tiaras que perteceram à imperatriz Josefina de Beauharnais, primeira esposa de Napoleão Bonaparte, serão leiloadas em dezembro após 150 anos guardadas em uma coleção particular no Reino Unido. O preço é avaliado em 500 mil libras esterlinas, aproximadamente R$ 3,8 milhões na cotação atual.
As duas tiaras fazem parte de um parure, um conjunto de joias correspondentes projetadas para serem usadas juntas. Ambas são incrustadas com pedras preciosas. Os dois conjuntos foram fabricados em Paris, em 1808, e permancem guardados em suas caixas de couro originais.
As peças serão exibidas até o dia 9 de novembro no hotel Mandarim Oriental, em Genebra, e logo após serão leiloadas na casa de leilões Sotherby’s, em Londres, na Inglaterra. Adornos semelhantes serão mantidos na coleção da família real sueca.
Todas as joias foram herdadas pelo filho de Josefina, o duque de Leuchtenberg, Eugéne Rose de Beauharnais. Já a filha dele, Josefina Leuchtenberg, levou várias joias à família sueca quando se casou com o futuro rei Oscar I, em 1823.
Na biografia “Josefina” (Ed. Leya), escrita por Kate Willians, consta que a imperatriz era “consumista ao último grau”. Ela tinha uma caixa de diamantes, chegava a comprar chapéus de verão em um único mês e 900 vestidos em um ano. A residência, o Châteuau Malmaison, era repleto de arte de valores inestimáveis, em sua maioria roubadas por Napoleão nas missões pelo mundo.
______________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Manaus terá 37 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira
Confira as 166 vagas de emprego para esta quarta-feira em Manaus
Beneficiários nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial nesta quarta
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 65 milhões nesta quarta-feira
Especialista faz alerta para doenças respiratórias durante inverno amazônico