Nesta terça-feira, 16, a farmacêutica americana Pfizer anunciou um acordo de licença voluntária que vai permitir a fabricação e fornecimento de genéricos de seu comprimido para a Covid-19.
– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp
– Compartilhe esta notícia no seu Telegram
Segundo o acordo, fabricantes de genéricos podem obter uma sub-licença para manufaturar o remédio e fornecê-lo a 95 países. Porém, o Brasil não está incluído nessa lista. O país terá que comprar o medicamento diretamente da Pfizer, provavelmente a preços mais altos do que os das versões genéricas.
Ao jornal americano ‘The New York Times’, o brasileiro Felipe Carvalho, coordenador da campanha da ONG Médicos Sem Fronteiras pelo acesso a medicamentos no Brasil, lamentou a exclusão do país do acordo.
“É escandaloso que um país com uma carga pesada [na pandemia] como o Brasil seja mais uma vez deixado para trás no acesso ao tratamento”, disse Carvalho. Até segunda-feira, 15, o país já havia registrado 611.384 mortes pela Covid-19.
__________________________________
RELACIONADAS
+ Pfizer anuncia pílula contra Covid que reduz hospitalização e morte em 89%
+ Pfizer solicita à Anvisa uso definitivo da vacina contra Covid-19 para crianças no Brasil
+ FDA aprova vacina da Pfizer para crianças dos 5 aos 11 anos nos EUA
____________________________________
Carvalho lembrou que, embora o Brasil seja considerado de um país de renda média alta, 75% dos brasileiros dependem exclusivamente do SUS e poucos podem pagar por tratamentos caros.
Os fabricantes de genéricos têm até 6 de dezembro para manifestar interesse em fabricar o remédio; fabricantes brasileiros poderão participar, mas suas ‘versões’ do medicamento só poderão ser exportadas e não vendidas para o mercado nacional.
Ainda conforme o acordo, a Pfizer não receberá royalties sobre as vendas em países de baixa renda e renunciará a eles nas vendas em todos os países cobertos pelo trato, enquanto a Covid-19 permanecer uma emergência de saúde pública.
____________________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais lidas do dia
Primeira parcela do Auxílio Brasil começa a ser paga nesta quarta-feira
VÍDEO: presidente da Caixa explica pagamentos do Auxílio Brasil
Inscrições para o Bolsa Idiomas iniciam nesta terça-feira, em Manaus
Em aniversário de um ano, Pix ganha mecanismo de devolução
Confira as 138 vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira em Manaus