Ícone do site Portal Norte

Chuvas fortes matam e deixam milhares de desabrigados no Canadá

Nesta quarta-feira, 17, foi registrado que pelo menos uma pessoa morreu e milhares ficaram desabrigados em virtude das fortes chuvas que atingiram nos últimos dias a província da Colúmbia Britânica, no Canadá.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

A região mais afetada foi a oeste que chegou a ficar debaixo d’água. Em Vancouver, houve deslizamentos de terras e rodovias ficaram interditadas.

Helicópteros de resgate ajudam as pessoas que ficaram presas nos veículos. O Departamento de Polícia de Abbotsford tuitou novas fotos tiradas, na manhã desta quarta-feira na área de Sumas Prairie.

Segundo as autoridades locais, uma mulher foi morta após um deslizamento de terra em uma rodovia nas proximidades de Lillooet, cerca de 250 quilômetros ao norte de Vancouver, na manhã de segunda-feira, 15.

A polícia também informou que recebeu relatos de pessoas desaparecidas. Tempestade foi descrita por autoridades como “um evento climático que ocorre uma vez em um século”.

Um cenário angustiante é descrito pelas equipes de busca, principalmente, durante o resgate aos moradores na área de Abbotsford.

Um líder da equipe de resgate disse: “Estamos evacuando pessoas por via aérea durante o pior período de suas vidas. A maioria das pessoas tinha pais idosos que não eram capazes de andar. Você está tentando ajudá-los a entrar em um helicóptero à noite, trazendo apenas uma pequena quantidade de coisas. Foi uma situação muito difícil”, relatou à imprensa local.

Além das pessoas, milhares de animais de fazenda sofreram com as enchentes, ficando presos nos locais. Autoridades orientaram que os donos desses animais os deixem para trás para se salvar.

Segundo os bombeiros, cerca de 180 pessoas foram resgatadas nesta terça-feira, 16, durante uma enchente intensa em Abbotsford. Três helicópteros foram usados durante a noite para levar as pessoas que não puderam deixar o imóvel por conta própria e pelo menos 11 equipes de resgate usaram barcos.

Segundo a imprensa local, o governo recebeu críticas pela falha do sistema de emergência Alert Ready em enviar atualizações de evacuação sobre inundações intensas e clima na região de BC.

Embora o sistema de alerta de emergência esteja habilitado para enviar alertas móveis e transmitir atualizações de evacuação em rádios e TVs, ele permaneceu em silêncio durante as enchentes, com a maioria das ordens de evacuação do governo sendo entregues via mídia social.

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia:

Professora é impedida de entrar em secretaria de educação de Natal-RN por causa de ‘roupa inadequada’

 

Em Manaus, dupla morre eletrocutada ao tocarem em armadilha de residência no bairro Alfredo Nascimento

 

No AM, Rio Preto da Eva flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos

 

PF: Operação ‘Francamente’ apura fraudes de R$ 16 milhões em tributos na compra de veículos no AM e MT

 

Vídeo: Ex-presidiário é morto a tiros dentro de um bar na Zona Leste de Manaus

Sair da versão mobile