Uma nova variante descoberta na África do Sul está deixando o mundo em alerta. Detectada em quatro países, inúmeras nações estão se precavendo, restringindo voos devido à nova cepa.

Reino Unido teve que suspender seus voos devido aos novos casos de covid-19 com a nova variante em países africanos. Logo atrás da decisão do país britânico, outros três países também acionaram medidas: Alemanha, Itália e Israel (que também teve um caso confirmado e mais dois suspeitos). Singapura e Japão devem entrar com medidas extremas nos próximos dias com a descoberta da variante.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Identificada como B.1.1.529, ela possui 50 mutações, como nunca visto antes, sendo mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

O diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação na África do Sul, o virologista brasileiro Tulio de Oliveira, que anunciou a descoberta da nova variante nesta quinta-feira, 25, afirma que a cepa carrega uma “constelação incomum de mutações” e “muito diferente” de outros tipos que já circularam.

A equipe do instituto de pesquisa de Túlio de Oliveira, o KRISP, é vinculado à Universidade de Kwazulu-Natal e foi quem descobriu a variante beta, uma das quatro cepas consideradas de preocupação global (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Esta variante nos surpreendeu, ela deu um grande salto na evolução e (traz) muitas mais mutações do que esperávamos”, afirma Oliveira.

Países que registraram casos da nova variante:

  • África do Sul: 77 casos na Província de Gauteng;
  • Botsuana: 4 casos;
  • Hong Kong: 1 caso relacionado a uma viagem à África do Sul;
  • Israel: 1 caso confirmado, de uma pessoa que viajou ao Malaui*, e mais 2 casos suspeitos.

____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Em Manaus, abertura de empresas tem tempo médio de 23 horas, diz Semef

 

Brasil vence a Índia por 6 x 1 na abertura do Torneio Internacional de Futebol Feminino

 

Amazonas libera 70% do público e crianças abaixo de 12 anos para eventos esportivos

 

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço do imunizante da Janssen

 

Recebem nesta sexta-feira os beneficiários do Auxílio Brasil com NIS final 8