Ícone do site Portal Norte

Relatório aponta número recorde de jornalistas presos em 2021

As estatísticas do Comitê para Proteção dos Jornalistas em todo o mundo atingiram um recorde global em 2021. O novo relatório do comitê afirma que 293 repórteres foram presos e outros 24 jornalistas foram mortos por causa de sua cobertura até dezembro deste ano.

– Envie esta notícia pelo Whatsapp

– Envie esta notícia pelo Telegram

O relatório anual do CPJ sobre a liberdade de imprensa e ataques à mídia foi divulgado nesta quinta-feira, 9. Embora os motivos variam entre todos os países, o número recorde reflete a agitação política e uma crescente intolerância com o jornalismo independente.

“Este é o sexto ano consecutivo em que o CPJ documenta um número recorde de jornalistas presos em todo o mundo. O número reflete dois desafios inextricáveis ​​- os governos estão determinados a controlar e gerenciar as informações e estão cada vez mais descarados em seus esforços para fazê-lo”, declarou o diretor executivo do CPJ, Joel Simon.

A China prendeu 50 jornalistas, maior número em todo o mundo, seguida por Mianmar (26), que prendeu repórteres como parte de uma repressão após o golpe militar em fevereiro, depois Egito (25), Vietnã (23) e Bielo-Rússia (19), disse o CPJ.

O México continua sendo o país mais letal do hemisfério central para os repórteres, devido os seus serviços perturbarem as gangues criminosas ou funcionários corruptos.

___________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Suposto assaltante é morto em perseguição na manhã desta quinta-feira em Manaus

 

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 40 milhões nesta quinta-feira

 
 

Abertura oficial da Expoagro é nesta quinta-feira na Vila Olímpica de Manaus

 
 

Confira as 124 vagas de emprego para esta quinta-feira em Manaus

 
 

Sair da versão mobile