Em reunião anual da União Americana de Geofísica realizada na segunda-feira, 13, pesquisadores alertaram o mundo sobre a possível quebra de uma plataforma de gelo crítica que mantém unida a geleira Thwaites no oeste da Antártica entre três a cinco anos.
– Envie esta notícia pelo Whatsapp
– Envie esta notícia pelo Telegram
Imagens de satélite tiradas pelos estudiosos no mês passado, mostram que a medida que o planeta aquece rapidamente, altera a paisagem da região Ártica ao Norte.
Nas imagens, os cientistas também descobriram sinais perturbadores e alarmantes no extremo Sul do planeta, particularmente em uma das plataformas de gelo que protegem a chamada “geleira do Juízo Final” da Antártica.
___________________________
RELACIONADAS
+ Iceberg gigante se desprende na Antártica
+ Coronavírus chega aos confins da Terra ao atingir a Antártica
+ Estudo mostra que geleiras estão derretendo em ritmo acelerado
___________________________
A geleira Thwaites da Antártica é conhecida como “geleira do Juízo Final”, devido ao sério risco que representa durante seu processo de derretimento. Ele despejou bilhões de toneladas de gelo no mar e seu desaparecimento pode levar a mudanças irreversíveis em todo o planeta.
A geleira, que tem o tamanho equivalente ao da Flórida ou da Grã-Bretanha, já responde por cerca de 4% do aumento anual do nível do mar global, perde cerca de 50 bilhões de toneladas de gelo a cada ano e está se tornando altamente vulnerável à crise climática. A queda da plataforma de gelo pode causar o colapso iminente da geleira.
_______________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS