A China deve adotar medidas drásticas se Taiwan promover ações visando a independência, segundo o porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan, Ma Xiaoguang, em uma entrevista concedida nesta quarta-feira, 29.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Ele afirmou ainda que as provocações taiwanesas e as interferências externas podem se intensificar no próximo ano.
A China reivindica Taiwan, que tem um governo democrático, como seu próprio território, tendo reforçado sua pressão militar e diplomática nos últimos dois anos para afirmar sua reivindicação de soberania, o que causa revolta na ilha e preocupações nos Estados Unidos”, disse Ma.
__________________________________
RELACIONADAS
+ Visita dos EUA a Taiwan incomoda a China que prepara tropas para patrulhar a região
+ Apoio dos EUA para que Taiwan participe da ONU é ‘ameaça à paz’, diz China
+ Incêndio em prédio deixa mais de 40 mortos em Taiwan; veja vídeo
______________________________________
A China descreve a ilha com frequência como a questão mais delicada das relações com os EUA. O governo chinês enviou diversas missões aéreas ao Estreito de Taiwan nos últimos meses para pressionar Taiwan, que diz que não cederá a quaisquer ameaças.
Embora os EUA só reconheçam uma China, são obrigados por lei a proporcionar a Taiwan os meios de se defender e há tempos seguem a política de “ambiguidade estratégica” durante a intervenção militar.
O governo derrotado da República da China fugiu para Taiwan em 1949 depois de perder uma guerra civil para os comunistas, que estabeleceram a República Popular da China.
_____________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS