Ícone do site Portal Norte

Covid-19: pesquisa revela ‘superimunidade’ em pessoas infectadas e imunizadas

Cientistas descobriram que pessoas com infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e que estão vacinadas adquirem “superimunidade”, muito superior à proteção imunológica de quem apenas recebeu a vacina.

O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 25, e faz parte da pesquisa da Oregon Health & Science University (OHSU), dos Estados Unidos, publicada na revista Science Immunology.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

“Resposta imunológica medida no soro sanguíneo revelou anticorpos mais abundantes e eficazes do que imunidade gerada apenas pela vacinação”, indicam conclusões da pesquisa. 

O estudo foi feito antes do surgimento da variante Ômicron do SARS-CoV-2.

Dados

A pesquisa envolveu 104 pessoas vacinadas contra a covid-19 e divididas em três grupos: 42 vacinados sem infecção, 31 vacinados após infecção e 31 infectados depois da vacinação.

__________________________________

RELACIONADAS

Pelo 7º dia seguido, mundo registra 3,41 milhões de casos de Covid-19

Com a alta da contaminação pela variante ômicron, MS promete ampliar vacinação no Brasil

Crianças perderam habilidades básicas de aritmética e alfabetização na pandemia, diz Unicef

_______________________________________

Com os participantes do estudo controlados por idade, sexo e tempo de vacinação e infecção, os pesquisadores recolheram amostras de sangue de cada um, que foram expostas a três variantes do vírus SARS-CoV-2 vivo em ambiente de laboratório.

Os especialistas da OHSU concluíram que os dois grupos com “imunidade híbrida” – infectados e vacinados – geraram maiores níveis de imunidade em comparação com o grupo vacinado sem infecção.

“A expectativa, neste momento, é que muitas pessoas vacinadas acabem infectadas e, portanto, com uma forma de imunidade híbrida”, afirmou Bill Messer professor de imunologia e doenças infecciosas da OHSU, também citado no comunicado.

____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS   

 

Sair da versão mobile