Após uma conversa telefônica entre Biden e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Casa Branca alertou para a “forte possibilidade” de a Rússia invadir a Ucrânia no próximo mês.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
“O presidente Biden afirmou que existe forte possibilidade de os russos invadirem a Ucrânia em fevereiro”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Emily Horne.
Durante a conversa, Biden “reafirmou a prontidão dos Estados Unidos, juntamente com seus aliados e parceiros, para responder de forma decisiva se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia”, acrescentou Emily.
_________________________________
RELACIONADAS
+ EUA criticam manobras militares russas na fronteira com a Ucrânia em encontro em Genebra
+ Estados Unidos retiram familiares de funcionários da embaixada em Kiev
+ Incêndio em casa noturna causado por fogos de artifício deixa 16 pessoas mortas, em Camarões
_______________________________________
Os EUA estão preparando sanções econômicas severas no caso de um ataque à Ucrânia, estando dispostos a fortalecer a presença militar na Europa Oriental, se necessário. Mas uma intervenção militar norte-americana na Ucrânia, que não é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), está fora de questão.
A Ucrânia criticou a decisão dos EUA de retirarem famílias e o pessoal não essencial da embaixada em Kiev, medida que considera desproporcional.
__________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS