Ícone do site Portal Norte

Aos 77 anos, morre a cantora Betty Davis, pioneira do funk americano

A artista americana Betty Davis, considerada uma pioneira do funk e da soul music, morreu nessa quarta-feir, 9, aos 77 anos. O falecimento, por causas naturais, foi confirmado por amigos e familiares.

“É com imensa tristeza que informamos a morte de Betty Davis, uma talentosa influenciador musical e estrela pioneira do rock, cantora, compositora e ícone da moda. Principalmente, Betty era uma amiga, tia, sobrinha e amada integrante da sua comunidade em Homestead, Pensilvânia”, escreveu Coonie Portis, amiga de Davis, em comunicado publicado no site da artista.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Nascida em 1944 na Carolina do Norte, no sul dos EUA, Davis despontou para o estrelato na década de 1960. Inicialmente, a artista compunha canções para os grupos de soul e R&B que começavam a fazer sucesso, como os Chambers Brothers. Também sustentava uma bem sucedida carreira de modelo.

Apenas em 1973 lançaria seu disco de estreia, “Betty Davis”. A obra logo chamou atenção pelo pioneirismo do som, uma das primeiras experimentações com o funk, e pelo estilo vocal de Davis, com um timbre e interpretações particulares. O sucesso rendeu hits como “Anti Love Song” e “If I’m In Luck I Might Get Picked Up”.

Ela lançaria apenas mais dois trabalhos: os álbuns “They Say I’m Different”, em 1974, e “Nasty Gal”, em 1975. Apesar da pouca produção, Davis foi influência assumida para toda uma geração. O estilo sensual e sem pudores já foi mencionado como inspiração para artistas como Madonna e Prince.

Davis também foi conhecida por suas relações. Em 1968, conheceu o músico de jazz Miles Davis, com quem se casou. Ainda que o matrimônio tenha durado cerca de um ano, gerou influências mutuas.

Betty ganhou homenagens do artista, como a música “Mademoiselle Mabry”, enquanto apresentou a ele novas referências, como o rock psicodélico que influenciaria o disco “Bitches Brew”, em 1970. “Betty: They Say I’m Different”, um documentário sobre a trajetória da artista foi lançado em 2017.

________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile